sexta-feira, 10 de abril de 2009

Do Celofane À Baquelite

Em 1892, a celulose foi a matéria prima para o desenvolvimento do celofane. Para isso, bastava fazê-la reagir com o hidróxido de sódio e o sulfeto de carbono. O nome desse plástico vem do termo "celulose + diáfano".
Em 1897 foi utilizado outro polimero natural a caseína (proteína do leite) para a fabricação de plásticos quando aquecida com formaldeído. Essa reação forma um plástico cahamado de galalite, de propriedades convenientes para a fabricação de botões, por exemplo. É usada também para a produção de adesivos não tóxicos a fim de colar as tampas de embalagens de alimentos.
Em 1907, Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), um químico belga, preparou o primeiro plástico de grande sucesso o braqulite.
Em 1893, Beakeland tinha inventado o papel velox e em um de seus experimentos ele aqueceu uma mistura de fenol e formol na presença de algumas gotas de ácido sulfúrico, Breakeland verificou que essa reação formava uma massa dura, que estilhaçava ao receber pancadas. Apesar disso ela tinha grande resistência elétrica, comportando-se comoum excelente isolante eletrico. Esse material passou a ser fabricado pela empresa cia. Braquelite em 1910.
O braquelite foi muito importante no início do século XX, porque proporcionou o desenvolvimento da industria eletrônica, pois vários acessórios eram feitos com esse material, como por exemplo, interrupitores elétricos, gabinetes de rádios. Ainda hoje o braqulite é usado em equipamentos elétricos, em tintas, em esmaltes, isolamento ascústico e termico, resinas de troca iônica e muitas outras aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário