quinta-feira, 9 de abril de 2009

Introdução

É difícil imaginarmos o mundo sem a presença dos plásticos, pois inumeros objetos são feitos desse material.
O termo plástico surgiu na industria e não tem uma conotação ciêntifica. O termo plástico é usado para substâncias que podem ser moldadas em várias formas. A maioria dos plásticos hoje utilizados são polímeros, embora nem todo polímero seja um plástico.
Polímero é uma molécula nuito grande formada pela união de moléculas menores (monômeros). Um monômero se liga a outro monômero, que se liga a outro... assim se forma um polímero formado por centenas e até milhares de átomos encadeados.
O desenvolvimento dos plásticos foi realizado por indústrias químicas da Europa e dos Estados Unidos. Após a primeira guerra mundial essas empresas passaram a contratar os melhores profissionais da área de química geralmente com doutorado para trabalharem nas pesquisas com plásticos.
A partir dessa época descobriu-se produtos com propriedades fantásticas que possibilitou a substituição da madeira, do couro, do aço, do alumínio e até das fibras naturais.
A seguir, veremos que a raiz deses feitos vêm da procura por materiais moldáveis no século XIX e por fibras sintéticas no século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário