sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Importância Do Trabalho De Staudinger

O grande desenvolvimento dos polímeros, plásticos e fibras só ocorreu quando foi possível conhecer sua verdadeira contituição. O problema estava em admitir que existiam moléculas bem maiores. Essa idéia não era muito aceita por cientistas do final doséculo XIX e do início do século XX.
Em 1877 Kekulé ao assumir o reitoria da universidade de Bonn, mencionou em seu discurso que as substâncias orgânicas que estão diretamente ligadas à vida poderiam ser constituídas de moléculas muito longas, de tal forma que as suas propriedades peculiares adviam disso. Outro estudioso de grande proporção Emil Fischer se pronunciou da mesma forma que Kekulé, pois ele estudava detalhadamente açúcares, aminoácidos, proteínas e polipepitídios. Em uma conferência Fischer anunciou a existência de uma linha ineterrupta entre os mais simples aminoácidos diméricos ou triméricos e as proteínas naturais . Para ilustrar sue trabalho ele demostrou a síntese de um polipepitídeo, efetuando etapa a etapa, com exustivo registro de todos os intermediários e ele obteu um composto com massa molecular superior a 1000 u.m.a.
Porém ainda não se tinha nenhuma evidência de que existisse uma molécula de massa dessa ordem.
Em 1920, Hermann Staudinger publicou um trabalho na reveista científica alemã Berichte. Ele propôs que várias substâncias ssintéticas (poliestireno, poliximetileno) e naturais (borracha) deveriam ser representadas por fórmulas de cadeia longas, predominantemente lineares.
Essa idéia teve oposição por parte de seminaristas em universidades, porém em 1921 o físico Michael Polanyi (1891-1976) apresentou um trabalho que investigava a estrutura dessas substâncias por meio de raio X, que comprovou de uma vez por toda que os polimeros e as fibras naturais eram moléculas formadas por células unitárias que se organizavam em dímeros.
Mais tarde Staudinger esclareceu que os polímeros e as fibras sintéticas eram substâncias mais complexas que um simples dímero, para isso ele usou a borracha natural que até aquela época era tida como uma solução coloidal aquosa de um dímero de ciclo-octadienos, em que esses dímeros ficavam suspensos nessa solução.
Então ele pensou que se não existisse as duplas ligações no ciclo-octadienos não haveria uma interação entre as duplas das moleculas vizinhas e assim não existiria uma solução coloidal. Para que isso se concretisasse ele hidrogenou a borracha (látex), afim de quebras as duplas ligações e obter uma substância de fórmula química bem definida, assim como uma substância pura que tem poto de ebulição , de fusão e cristalização bem caracteristicos. Porém ao tentar cristalizar a substâsncia resultante da hidrogenação ele percebeu que ela não cristalizava e não possuia ponto de fusão definido. essa experiência foi o marco crucial de que existem macromoléculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário