quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os Precursores

Em 1833, Henri Braconnot (1781-1855) fez eagir uma mistura de amido, serragem e algodão, com ácido nítrico. O material obtido pôde ser moldado em formas convenientes. Braconnot verificou que esse material poderia ser utilizado como verniz quando era dissolvido em solventes, geralmente obtidos da destilação seca da madeira.
Todos os materiais resultante da mistura de Braconnot continha um polímero natural (celulose), que é proviniente de um áçucar a glicose.
Da reação que Braconnot resultou a nitrocelulose que é um polímero com propriedades mais moldáveis que a celulose original. O procedimento desse pesquisador foi o marco inicial para o desenvolvimnto dos plásticos e dos vernizes sintéticos.
Em 1846, Christian Friedrich Schönbein (1799-1868) aperfeiçoou o processo de Braconnot, nitrando algodão, cujas fibras são contituídas de celulose praticamente pura, com uma mistura de ácido sulfúrico e ácido nítrico. Schönbein verificou também que a nitrocelulose era solúvel em uma mistura de álcool e éter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário