sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Desafio Das Fibras

A idéia de substituir fibras naturais por sintéticas foi, sem dúvida a principal causa do desenvolvimento dos polímeros. As fibras de linho e algodão são polimeros naturais formados por longas cadeias de celulose.
Ao longo dos séculos essas fibras foram usadas por várias civilizações para confeccionar tecidos, porém a seda era a mais cobiçada por causa de sua resistência e elasticidade. A seda é produzida pelo Bicho da Seda(bombyx mori) ao formar seu casulo.
A seda já era uma fibra têxtil importante para os chineses há 2600 anos a.C. O Bicho da Seda transforma folhas de amoreira em filamentos de proteína que é o fio da seda.
Inspirado no Bicho da Seda o Conde Hilaire de Chardonnet (1839-1924) concentrou os seus esforços para conseguir uma seda sintática. Para isso Chardonnet reagiu folhas de amoreira com ácido nítrico e obteve uma pasta que coagulava em contato com ar quante. Na verdade Chadonnet produziu a nitrocelulose a mesma substância feita por Braconnot e Schönbein. Depois de perceber que tinha realizado o mesmo feito de Braconnot ele resolveu não coagular com ar quente e sim transformar a pasta em fios escorrendo-a por uma chapa furada (fiandeira) e coagulando depois com uma solução de água e álcool.
A fibra preparada pelo conde não era a proteína da seda, mas era o que chamamos hoje de celulose regenerada e não tinha as mesmas propriedades da fibra da seda, contudo suas propriedades têxteis eram promissoras. Depois essa técnica foi aprimorada por outros químicos.
Em 1890, o químico francês L. H. Despeissis dissolveu a celulose em hidróxido de tetra-amin-cobre. Ingetando a pasta resultante através de uma fiandeira em um banho de ácido. ele verificou uma fibra de propriedades razoáveis. Posteriormente químicos alemãos transformaram esse procedimento em um processo indústrial rentável. A fibra de Despeissis ficou conhecida por Raiom cuproamoniacal, depois esse processo foi melhorado por outros químicos gerando outros tipos de Raiom.
Vale a pena ressaltar que quem descobriu que a celulose era solúvel em solução de tetra-amin-cobre foi Schweizer, porém ele não se interessou por possíveis aplicações de sua descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário