segunda-feira, 13 de abril de 2009

Epoxi

Uma resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalizador ou "endurecedor". As resinas epóxi mais frequêntes são produtos de uma reação entre epiclorohidrina e bisfenol. As primeiras tentativas comerciais de preparo da resina através da epichlorohidrina aconteceram em 1927 nos Estados Unidos.

O mérito da primeira síntese de uma resina baseada no bisfenol-a foi compartilhado entre o Dr. Pierre Castan da Suíça e o norte-americano Dr. S. O. Greenlee em 1936. O trabalho do suiço foi licenciado pela empresa química Ciba-Geigy, também Suíça, que se converteu rapidamente, num ano, numa das 3 maiores fabricantes mundiais de resina epóxi, encerrando os negócios nos finais dos anos 90.

O trabalho do Dr. Greenlee foi desenvolvido para uma pequena empresa que, posteriormente, foi comprada pela Shell.

Hoje em dia as resinas epóxis são utilizadas por uma infinidade de aplicações. Revestimento interno de embalagens de cerveja , refrigerante, cítricos, etc, são a base de resina epóxi. Placas de circuito impresso, a mainboard do computador, encapsulamentos de componentes, flash drives, pisos industriais, pranchas de surfe, tintas anticorrosivas, pintura em pó também usam epóxi como base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário